FORMAÇÃO GERAL XXV


Na videoaula proposta na primeira semana, a professora aborda 7 bons motivos para você se dedicar ao Enade. Dentre eles:

  • Propicia-lhe um prestígio acadêmico, podendo ser decisivo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho
  • Permiti-lhe refletir sobre o seu desempenho comparando com o desempenho de seu curso, e o de sua área no estado, na região e no país.
  • Poderá ser um diferencial significante para seu ingresso em um curso de pós graduação.

Com base nestas informações analise as proposições a seguir:

 

PROPOSIÇÃO I

 

É por meio dos resultados do Enade que são construídos os indicadores de qualidade da educação superior, utilizados pelo Ministério da Educação, para a regulação e pelas instituições para promover ações de planejamento e melhoria dos projetos pedagógicos dos cursos.

 

PROPOSIÇÃO II

 

Para o estudante, o exame é a oportunidade de demonstrar que adquiriu as qualidades profissionais necessárias ao bom exercício de sua profissão, isso porque avalia habilidades e competências, e não a mera capacidade de decorar matéria. A prova é interdisciplinar e contextualizada. Esse permite, ao estudante, revelar que possui, além de informação, também capacidade de raciocínio, compreensão, síntese e argumentação.

 

Assinale a alternativa correta.


A proposição I está incorreta pois não justifica a importância do Enade para a Educação Superior. Já a proposição II está correta uma vez que por meio da avaliação o aluno poderá revelar habilidades e competências.


As proposições I e II estão corretas pois retratam os objetivos e benefícios do Exame Nacional de Desempenho da Educação Superior tanto para a Educação Superior quanto para os próprios alunos.


As proposições I e II estão corretas pois retratam que os objetivos e benefícios do Exame Nacional de Desempenho da Educação Superior são válidos apenas para os estudantes


A proposição I está correta pois justifica a importância do Enade para a Educação Superior. Já a proposição II está incorreta uma vez que por meio da avaliação o aluno não poderá revelar habilidades e competências.


As proposições I e II estão incorretas pois não retratam os objetivos e benefícios do Exame Nacional de Desempenho da Educação Superior.

Segundo o Art. 5º da LEI No 10.861, de 14 de abril 2004, a avaliação do desempenho dos estudantes dos cursos de graduação será realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE. Sobre esta temática, analise as informações a seguir:

  1. A periodicidade máxima de aplicação do ENADE, aos estudantes de cada curso de graduação, será trienal.
  2. A aplicação do ENADE será acompanhada de instrumento destinado a levantar o perfil dos estudantes, relevante para a compreensão de seus resultados.
  3. O ENADE é componente curricular facultativo dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante, somente a sua situação regular, com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.

 

Marque a alternativa correta:


Apenas as afirmações I e II estão corretas.


Apenas as afirmações I e III estão corretas.


Apenas a afirmação I está correta.


Apenas as afirmações II e III estão corretas.


Todas as informações estão corretas.

A avaliação do Enade é dividida em duas partes: Formação Geral e Componentes Específicos. Na primeira, o objetivo é medir se o estudante compreende temas que vão além da sua área de formação e que são importantes para a realidade contemporânea. Essa etapa é composta por 10 questões sendo 02 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. Já a prova de componentes específicos, formada por 30 questões - 27 de múltipla escolha e três discursivas - contempla partes específicas de cada área da profissão e serve para medir habilidades esperadas para determinado perfil profissional.

 

Analise as assertivas a seguir:

 

  1. Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que não é necessário dedicar-se à parte de formação geral pois equivale apenas a 25% da prova.
  2. Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que basta dedicar-se ás questões de múltipla escolha por serem em maior número.
  3. Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que apenas no componente específico há questões de múltipla escolha.
  4. Por meio destas informações e do material estudado é possível inferir que é necessário se dedicar às duas partes pois quanto mais acertos melhor avaliados será o curso.

Assinale a alternativa correta.


Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.


Apenas a assertiva III está correta.


Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.


Apenas a assertiva IV está correta.


Apenas as assertivas II e IV estão corretas.

A questão de gênero tem sido cada vez mais relevante, nos dias atuais, tendo em vista as várias formas de discriminação contra minorias ao longo dos tempos, e isso se reflete em diversas situações da vida. Acerca do tema, analise a seguinte notícia:

“Atletas de mais de 30 países enviaram ao Comitê Olímpico Internacional um apelo para evitar a “destruição dos esportes femininos” e o que elas chamam de “flagrante discriminação contra as mulheres em razão do sexo biológico”. Em documento, elas pedem que sejam suspensas as normas adotadas em 2015 que permitem as chamadas “mulheres trans” (pessoas do sexo biológico masculino) nas competições femininas. O pedido foi feito no fim de abril, aproveitando a decisão de adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio. [...] O que se questiona são as vantagens físicas de quem nasce homem e passa a vida sob influência da testosterona, hormônio que age como um anabolizante natural, fazendo com que a massa muscular do homem e também a velocidade, a força e a potência, entre outras características fisiológicas, sejam maiores que as da mulher. O hormônio masculino está presente também no corpo feminino, mas, em média, homens produzem de sete a oito vezes mais testosterona do que mulheres. Mesmo que o homem se submeta a tratamento hormonal para tentar equiparar o nível de testosterona ao das mulheres - e acabe perdendo força, resistência e velocidade -, jamais deixará de carregar a herança de anos de crescimento com níveis masculinos de testosterona, lembram os defensores do esporte exclusivamente feminino.”

Disponível em:< https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/ideologia-de-genero-mulheres-se-unem-para-banir-atletas-trans-do-esporte-feminino/>. Acesso em 20 abr. 2021. 

O tema da notícia faz lembrar o caso de Casey Martin, um jogador de golfe que teve de recorrer à Suprema Corte dos EUA para que pudesse utilizar um carrinho de forma a percorrer o campo nos jogos, em razão de uma doença. Não obstante os protestos de seus rivais, o tribunal entendeu que isso se tratava de uma questão de igualdade de oportunidades. (KAMPF, Andrei. Casey Martin: uma briga por paixão. https://leiemcampo.com.br/casey-martin-uma-briga-por-paixao). Acerca das situações relatadas, avalie as afirmações a seguir. 

I – A notícia mostra uma afronta ao direito de igualdade, pois, segundo a Constituição de 1988, todos são iguais perante a lei, não podendo haver qualquer tipo de discriminação em razão de sexo ou doença.

II – A notícia mostra o direito de igualdade de oportunidades, pois não há como competir no mesmo patamar se outros se encontram mais bem preparados por questões de nascimento ou saúde.

III – A notícia mostra a busca pela igualdade de oportunidades, o que pode ser ilustrado, no mundo dos esportes, com os Jogos Paraolímpicos, em que atletas com deficiências físicas competem entre si, em evento apartado das Olimpíadas tradicionais.

IV – A notícia mostra flagrante discriminação contra indivíduos que não se adaptam ao gênero de seu nascimento, bem como utilização da piedade alheia para fins de auxiliar um atleta com doença em um campeonato que reúne competidores não doentes.

V – A notícia mostra que a transgenia pode beneficiar atletas nascidas homens quando competem com atletas nascidas mulheres, de forma que isso pode resultar numa quebra da igualdade por existência de condições físicas distintas

Está correto o que se afirma em 


I, III e IV, apenas. 


II, III e IV, apenas. 


II, III e V, apenas. 


III, IV e V, apenas. 


I, II e III apenas. 

Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. Sobre os objetivos do ENADE analise as opções a seguir:

  1. Aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.
  2. Aferir o desempenho dos estudantes em relação às suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
  3. Aferir o desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio. Os dados, além de servirem de base para o desempenho pessoal, também são utilizados pelo governo para definir políticas públicas educacionais.

 

Marque a alternativa correta:


Apenas a opção II constitui objetivo do Enade.


As opções I, II e III constituem objetivos do Enade


Apenas as opções II e III constituem objetivos do Enade.


Apenas as opções I e II constituem objetivos do Enade.


Apenas as opções I e III constituem objetivos do Enade.

Páginas: 1